Fc Porto multado pela FIFA



No dia de hoje chega-nos a notícia de que o Futebol Clube do Porto foi multado pela Federação Internacional de Futebol, FIFA, pela existência de casos de passes tripartidos em alguns processos de transferência dos seus jogadores.
Fonte: Tribuna Expresso

Mas em que consiste então este fenómeno dos passes tripartidos no âmbito das transferências dos praticantes desportivos? São situações em que um fundo de carácter financeiro suporta a aquisição do passe de um determinado praticante desportivo e, consequentemente, terá direito a receber uma percentagem do valor atribuído a uma futura venda do mesmo praticante a outro clube.

Estamos perante o chamado fenómeno de TPO (Third Party Ownership), em que três entidades diferentes partilham passe do mesmo atleta. De referir que este tipo de contratos foi proibido pela FIFA a partir de 1 de Maio de 2015 (proibição esta que não é absolutamente pacífica entre os agentes desportivos).

Já não é a primeira vez que um clube português se vê colocado nesta posição, uma vez que tanto Sport Lisboa e Benfica (com o caso Ola John), como Sporting Clube de Portugal (todos nos relembrados do famosos caso Doyen) foram condenados pela FIFA por titularidade de contratos de TPO.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conferência sobre as Sociedades Desportivas em Portugal na Abreu Advogados

Desporto aDireito no Sport União Sintrense

A posição dos Clubes nas Sociedades Anónimas Desportivas (SAD's)